Cuidados com a espinha


Espinha é um pesadelo para muitas pessoas, que afetam ambos os sexos. Normalmente começa na puberdade e com o passar dos tempos vai diminuindo.
O melhor caminha a se tomar quando se tem problemas com acnes e espinhas e procurar um tratamento terapêutico. Porém algumas dicas e recomendações para tratar as acnes e espinhas são vistas a seguir:
  • Nunca esprema as espinhas ou acnes, isso deve ser feita por pessoas que estão cuidado das mesmas, se feita de maneira errada as lesões aumentam e possivelmente ficará com um marca em sua pele.
  • A gravidez pode causar diversas alterações hormonais na mulher, que propiciam o surgimento da espinha ou acne, o ideal é evitar o uso abusivo de medicamentos, mesmo os que são aplicados somente na pele, o que pode acontecer é prejudicar a criança que está em formação ainda.
  • Sempre procurar um especialista para recomendar o tratamento ideal, porque essa doença varia muito de pessoa para pessoa.

VERDADES E MENTIRAS SOBRE A ACNE.

Ansiedade e estresse pioram a acne Verdade. A ansiedade e, principalmente, o estresse podem sim agravar a inflamação e as espinhas. 

Chocolate provoca espinhas 
Mito. Não há estudos científicos que comprovem que qualquer alimento específico, inclusive o chocolate, tenha relação com a acne. 

Cosméticos em excesso podem prejudicar a pele e causar espinhas 
Verdade. Para manter uma pele saudável é fundamental mantê-la limpa e hidratada. Cosméticos muito gordurosos ou do tipo "pancake" podem piorar o aspecto da acne, principalmente em peles do tipo oleosa. Produtos com rótulos "oil free" ou "não comedogênicos" são os mais indicados neste caso. 

A acne só atinge os adolescentes e depois desaparece na fase adulta
Mentira. Normalmente a acne aparece durante a adolescência, já que é nesta época da vida que os hormônios estão em profunda ebulição. Mas isso não significa que adultos não têm acne. O quadro pode durar da adolescência até a fase adulta ou aparecer mais tarde. É necessário tratar a doença logo no início, para que a acne não provoque cicatrizes e se transforme em um problema crônico. 

O clima interfere na qualidade da pele 
Verdade. Nos dias quentes, o suor excessivo, associado ao uso de filtros solares gordurosos, podem piorar a oleosidade da pele. 

Intestino preso e acne têm relação 
Mito. A função intestinal irregular não tem nenhuma relação com a acne. 

Existem medicamentos que desencadeiam o processo acnéico 
Verdade. Há medicamentos que podem induzir quadros de acne, conhecidos como erupções acneiformes. Entre eles é possível citar os corticóides, vitaminas do complexo B, lítio, isoniazida, entre outros. 

O sol ajuda no combate à acne 
Mito. Pode ocorrer uma melhora inicial nas lesões inflamatórias, mas não há evidência científica direta de que o sol melhore as espinhas. 

A acne é hereditária 
Verdade. Existe uma predisposição genética para o aparecimento da acne. Portanto, se seus pais tiveram espinhas na adolescência, é provável que você também vá ter o problema. 

Exercício ajuda a melhorar a acne 
Verdade. Praticar exercícios físicos faz muito bem para a saúde, pois melhora a circulação sanguínea e oxigena melhor os órgãos do corpo, inclusive a pele. 

Existe algum anticoncepcional que provoque acne 
Na verdade, existem alguns anticoncepcionais orais que melhoram a acne, pois diminuem a captação do hormônio testosterona periférico, junto aos receptores da glândula sebácea. 

Existe algum medicamento capaz de curar a acne 
Atualmente, a isotretinoína oral, uma substância derivada da vitamina A, é o tratamento mais eficaz para acne, principalmente nos graus III e IV. Ela reduz o tamanho das glândulas sebáceas e ainda normaliza a queratina na abertura do folículo piloso. A isotretinoína consegue eliminar ainda as condições que propiciam o desenvolvimento de bactérias e a inflamação. Apesar de ser um dos tratamentos mais eficazes no caso da acne, o medicamento só deve ser indicado por um médico especialista 

Creme dental diminui a espinha 
A pasta de dente não contém substâncias efetivas para o tratamento do problema. A longo prazo, pode inclusive ocorrer uma piora da condição, pois, além de contaminar o local, o uso desse tipo de produto dificulta a eliminação da secreção sebácea, que está diretamente ligada à formação de cravos e espinhas.

0 comentários:

Postar um comentário